quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tony Iommi

Tony Iommi

Question book.svg


Tony Iommi
Heaven and Hell 33.jpg
Tony Iommi no Heaven and Hell em 2007.
Informação geral
Nome completo Francis Anthony Melby Iommi
Apelido Tony
Nascimento 19 de fevereiro de 1948 (63 anos)
Origem Birmingham, Inglaterra
País  Reino Unido
Gêneros Heavy metal, blues-Rock
Instrumentos Guitarra
Modelos de instrumentos Gibson SG Fender Stratocaster
Período em atividade 1966 – presente
Gravadora(s) Warner Bros., I.R.S., Rhino
Afiliações Black Sabbath
Jethro Tull
Heaven and Hell
Página oficial Iommi.com
Francis Anthony Melby Iommi, mais conhecido como Tony Iommi (Birmingham, 19 de fevereiro de 1948) é um guitarrista britânico, membro da banda Black Sabbath e do projeto Heaven and Hell com o vocalista Ronnie James Dio.
Tony é conhecido principalmente por seus riffs vigorosos e pesados e por basear a maioria dos seus solos em Pentatônica menor. Começou a se interessar por música na adolescência, quando começou a receber algumas aulas de piano. Logo, perdeu o interesse pelo instrumento e decidiu aprender a tocar guitarra. Segundo ele, a banda que mais o inspirou foi uma banda de estilo experimental e instrumental chamada The Shadows.
A trajetória dele poderia ter tido fim, logo na juventude. Iommi trabalhava em uma indústria metalúrgica, quando foi chamado para operar uma máquina compressora de metais. Sem qualquer experiência com a máquina, Iommi ficou com os dedos médio e anelar da mão direita nas engrenagens do equipamento, decepando a ponta desses dedos. Tony consultou vários médicos, que todos o desencorajam de poder voltar a tocar o instrumento.
Porém, um dia, já desanimado, Tony vai até a casa de um amigo, que lhe apresenta um guitarrista da cena underground britânica, que interpretava músicas de blues apenas com os dedos indicador e médio. Ao ouvir aquilo, sentiu - se encorajado novamente, e resolveu tocar de novo. Para isso, Tony derreteu a ponta de duas garrafas plásticas, as modelou para encaixarem nos dedos, e assim pode tocar de novo. O equipamento logo foi substituído por próteses plásticas.
Desde a formação do Black Sabbath em 1968, a carreira e a vida de Tony na banda não parou, sendo o único membro da formação original a participar em todos os discos da banda. Além dos trabalhos no Black Sabbath, Iommi possui também 3 trabalhos solo em parceria com Glenn Hughes e músicos convidados. Em 1968, teve uma breve passagem pela banda Jethro Tull, substituindo o recém-saído guitarrista Mick Abrahams. Iommi não chegou a gravar nenhum álbum com a banda, mas se apresentou com eles no histórico show The Rolling Stones Rock and Roll Circus, gravado em dezembro de 1968 e lançado em dezembro de 1996.
Tony Iommi com o Black Sabbath em 1973, no Cal Expo Festival.

Chickenfoot: Get Your Buzz On - Live-2010
• Sammy Hagar (ex Vocalista de Van Halen) - voz principal, guitarra rítmica
• Joe Satriani - guitarra , teclados
• Michael Anthony (ex baixista de Van Halen) - baixo ,vocais
• Chad Smith (baterista de Red Hot Chili Peppers) - batería.
"Get Your Chickenfoot Buzz On" oferece ao publico uma chance única para ouvir quatro Rock and Roll.
Um discaço de Primeira Qualidade ...

Chickenfoot - Get Your Buzz On Live - 2010

                                                            DOWNLOAD

Guthrie Govan

                                                 Saca o Som do Cara .

Guthrie Govan - Erotic Cakes - 2006

                                                          DOWNLOAD

Guthrie Govan - Erotic Cakes - 2006



Saca só o naipe desse sujeito. Parece que voltou de Woodstock a pé e parou no caminho para tocar guitarra e relaxar. Só que esse elemento aí com cara de hippie 60’s, toca muito, mas muito, pra caralho mesmo! Além de ser influenciado por todos aqueles caras dos anos 60 e 70, Guthrie Govan se deixou levar pelos virtuosos do final do século, caras como Eddie Van Halen, Joe Satriani, Steve Vai, Yngwie Malmsteen...  cheio de escalas bachianas, mais tapping e o escambau. Govan tem um diferencial, porque ele mescla bem a técnica moderna com a velha escola a la Hendrix, Zappa, Beck... E ainda por cima coloca um tempero jazzístico originário da influência de Joe Pass, do qual ele é fã declarado. Toda essa mescla de estilos e técnicas está muito bem balanceada em Erotic Cakes, primeiro trabalho solo desse guitarrista inglês, lançado pelo selo Cornford Records, que ainda conta com a participação de Richie Kotzen e Bumblefoot.

Guthrie Govan é natural de Chelmsford, Essex, Inglaterra, nasceu em 27 de Dezembro de 1971 e começou a tocar guitarra com apenas três anos de idade, tendo seu pai como grande incentivador, mas aprendendo inicialmente de ouvido, sem ajuda de professores. Sua primeira apresentação ocorreu aos nove anos, quando ele e seu irmão tocaram num programa de TV chamado 'Ace Reports'. Além da música, ele tinha um apreço pela gramática e chegou a cursar língua Inglesa na universidade de Oxford, porém, abandonou depois de um ano a fim de se dedicar exclusivamente a uma carreira musical. Como viver de música não é uma coisa fácil nem na Inglaterra, para segurar as pontas, ele arrumou um emprego em uma rede de fast food. Em 1991, depois de ouvir algumas demos e se impressionar com a técnica de Govan, Mike Varney, da Shrapnel Records, ofereceu-lhe um contrato de gravação, mas ele acabou recusando por achar que ainda não era o momento apropriado. Dois anos depois, ele inscreveu a música “Wonderful Slippery Thing” (presente no Erotic Cakes), em um concurso da Guitarist Magazine's arrematando o prêmio de "Guitarrista do Ano". Com isso, algumas portas se abriram e ofereceram a ele um trabalho para transcrever uma peça de Shawn Lane na revista Guitar Techniques, Govan se tornou um colaborador fixo da publicação pondo um fim naquele maldito trabalho na fast food. Desde o final dos anos 90 que ele vem trabalhando ativamente como professor de guitarra, lecionou no Guitar Institute de Acton, na Thames Valley University, e na Academy of Contemporary Music; atualmente ele ensina no Brighton Institute of Modern Music. Como professor, ele ficou conhecido por sua capacidade de ensinar um amplo leque de estilos. O que você pode conferir nesse interessante link do You Tube: Who is the Best? 

Em 2001 ele se juntou ao grupo de rock progressivo Asia, uma banda que reuniu verdadeiros ícones do estilo, mas nunca me desceu bem. Permaneceu com eles até 2006, quando formou com os ex companheiros do Asia John Payne (baixo e vocal) e o Jay Schellen (bateria) o GPS, lançando naquele mesmo ano o disco Window To The Soul . Govan também aparece em Your Music Is Killing Me (2007), disco de estréia do The Young Punx um grupo inglês de música eletrônica de pista. Como tocar nunca é demais para um musicista dedicado, ele se apresenta regularmente no Bassment Club de Chelmsford, em Essex na velha Inglaterra. vale a pena conferir Guthrie Govan de perto com sua banda de jazz fusion The Fellowship.

Bem amigos, aí está Guthrie Govan um cara que demorou para lançar seu primeiro disco, mas que toca guitarra com muita maestria, vai da palhetada alternada e chicken pickin’ à la Steve Morse, até tapping de oito dedos e solos de guitarra limpa.   Mas sem dúvida nenhuma é um músico que vale a pena conferir, principalmente neste Erotic Cakes.