quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tony Iommi

Question book.svg


Tony Iommi
Heaven and Hell 33.jpg
Tony Iommi no Heaven and Hell em 2007.
Informação geral
Nome completo Francis Anthony Melby Iommi
Apelido Tony
Nascimento 19 de fevereiro de 1948 (63 anos)
Origem Birmingham, Inglaterra
País  Reino Unido
Gêneros Heavy metal, blues-Rock
Instrumentos Guitarra
Modelos de instrumentos Gibson SG Fender Stratocaster
Período em atividade 1966 – presente
Gravadora(s) Warner Bros., I.R.S., Rhino
Afiliações Black Sabbath
Jethro Tull
Heaven and Hell
Página oficial Iommi.com
Francis Anthony Melby Iommi, mais conhecido como Tony Iommi (Birmingham, 19 de fevereiro de 1948) é um guitarrista britânico, membro da banda Black Sabbath e do projeto Heaven and Hell com o vocalista Ronnie James Dio.
Tony é conhecido principalmente por seus riffs vigorosos e pesados e por basear a maioria dos seus solos em Pentatônica menor. Começou a se interessar por música na adolescência, quando começou a receber algumas aulas de piano. Logo, perdeu o interesse pelo instrumento e decidiu aprender a tocar guitarra. Segundo ele, a banda que mais o inspirou foi uma banda de estilo experimental e instrumental chamada The Shadows.
A trajetória dele poderia ter tido fim, logo na juventude. Iommi trabalhava em uma indústria metalúrgica, quando foi chamado para operar uma máquina compressora de metais. Sem qualquer experiência com a máquina, Iommi ficou com os dedos médio e anelar da mão direita nas engrenagens do equipamento, decepando a ponta desses dedos. Tony consultou vários médicos, que todos o desencorajam de poder voltar a tocar o instrumento.
Porém, um dia, já desanimado, Tony vai até a casa de um amigo, que lhe apresenta um guitarrista da cena underground britânica, que interpretava músicas de blues apenas com os dedos indicador e médio. Ao ouvir aquilo, sentiu - se encorajado novamente, e resolveu tocar de novo. Para isso, Tony derreteu a ponta de duas garrafas plásticas, as modelou para encaixarem nos dedos, e assim pode tocar de novo. O equipamento logo foi substituído por próteses plásticas.
Desde a formação do Black Sabbath em 1968, a carreira e a vida de Tony na banda não parou, sendo o único membro da formação original a participar em todos os discos da banda. Além dos trabalhos no Black Sabbath, Iommi possui também 3 trabalhos solo em parceria com Glenn Hughes e músicos convidados. Em 1968, teve uma breve passagem pela banda Jethro Tull, substituindo o recém-saído guitarrista Mick Abrahams. Iommi não chegou a gravar nenhum álbum com a banda, mas se apresentou com eles no histórico show The Rolling Stones Rock and Roll Circus, gravado em dezembro de 1968 e lançado em dezembro de 1996.
Tony Iommi com o Black Sabbath em 1973, no Cal Expo Festival.

Nenhum comentário: